terça-feira, 9 de outubro de 2007

Apresentação

Isagoria Nacional

A Grécia, em especial Atenas, foi a grande precursora da democracia, onde o povo, reunido na Ágora (praça pública), exercia direta e imediatamente o poder político, manifestando-se sobre as questões relacionadas ao interesse público. Os gregos consideravam que democracia era o governo que garantisse a todos a isonomia, isotimia e a isagoria, base de qualquer sociedade política.

Isonomia significava que a todos era garantida a igualdade perante a lei, sem distinções de qualquer natureza. Com a isotimia assegurava-se o exercício de quaisquer funções públicas, desconsiderando títulos ou funções hereditárias, o que permitia o acesso de todo o cidadão livre. Já com a isagoria, garantia-se a oportunidade de emitir opinião, direito de palavra, de falar nas assembléias ocorridas em praça pública.

O que se pretende com esse espaço é justamente que ele seja uma oportunidade de manifestação sobre os acontecimentos que envolvam nossa sociedade tão complexa. Não só acerca de questões políticas, mas sobre tudo aquilo que possa ser objeto de reflexão. Deste modo, algumas questões serão levantadas em tons informativos ou mesmo críticos relacionados a temas que muitas vezes passam despercebidos. Por essa razão, a cada texto lançado periodicamente poderá ser seguido de uma enquete, para colher a opinião do leitor sobre o tema, além do espaço reservado aos comentários.

Espero que com isso, tenha sido dado um pequeno passo para a conscientização democrática que deve nortear nossa sociedade, tão rica em privilégios indevidos, desconsiderando o merecimento e a oportunidade, mas exaltando o “gene inteligente”, ou seja, aquele que se transmite de pai para filho, utilizando-se daquilo que é de todos.


Julio Cesar Santiago de Oliveira

Nenhum comentário: